sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Simulado 2ª Fase

Futurísticonautas!

Já estão disponíveis o arquivo do Simulado da 2ª Fase. Para baixar basta clicar nas figuras abaixo ou ao lado, nos banners do BLOG.




1º Festival Artístico do FUTURO

Atenção Futurísticos!

Nos dias 20 e 21 de dezembro, teremos o melhor encerramento de ano que o FUTURO já viu. Vem aí o Festival Artístico do FUTURO. As inscrições começam amanhã [04/12/10] e vão até o dia [14/12/10]. Todos os Futurísticos podem se escrever! Eu vou! E você?

Podem ser inscritos quaisquer apresentações artísticas [Música, Teatro, Vídeo etc.]. 

Veja mais detalhes no Edital, clicando AQUI.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vestibular EAD da IFTM


Terminam hoje (02/12/10) as inscrições para o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, pólo Uberaba, para o Vestibular de cursos da modalidade à distância.

Mais informações e para se inscrever, vá até o endereço: http://www.iftm.edu.br/vestibular/index.php

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mestre?! Não, Meritíssimo!

Veja abaixo texto de opinião que fiz sobre o caso Tiririca. Sei que está um pouco antigo, mas acho uma boa discussão e reflexão.


Nestas linhas não se falará sobre as más condições de trabalho e os péssimos salários dos professores, além da desvalorização ocorrida na carreira do magistério no âmbito social de forma generalizada. Não se falará também sobre a qualidade pífia da educação brasileira, medida por avaliações elaboradas de cima para baixo, sem que se ouça ou se inclua a comunidade escolar. Mas cabe chamar atenção à polêmica sobre o palhaço Tiririca [quase nobre Deputado Francisco Everardo Oliveira Silva]. Veja abaixo trecho da notícia do Estadão, do dia 11 de novembro:

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse hoje que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR), conseguiu ler e escrever o que foi pedido no teste. Indagado se o deputado sabe realmente ler e escrever, o desembargador disse que seria leviano de sua parte se antecipar sobre o assunto. "É o juiz quem vai responder sobre isso."

Atenção às aspas. E atenção igualmente ao fato de que o teste aplicado em Tiririca era para verificar, comprovar, atestar etc. se o candidato eleito pelo PR realmente sabe ler e escrever, condição mínima para ser postulante a um cargo eletivo.

Consideramos as seguintes hipóteses: Se o palhaço fosse acusado de ter incapacidade mental para o cargo, então se chamaria um médico psiquiatra que, após uma bateria de exames, remeteria um laudo ao juiz do caso. Nunca o meritíssimo poderia avaliar a capacidade mental de um réu. Em outra situação, se o futuro deputado fosse acusado de subornar impostos, qualquer juiz de direito acataria a acusação com documentos comprobatórios emitidos pela Receita Federal ou outro órgão competente. Em uma terceira hipótese, Tiririca fosse acusado de falsidade ideológica, como se está sendo feito pela promotoria do caso, uma perícia técnica poderia comprovar se o documento entregue ao TRE que comprova o grau de instrução de Tiririca é verdadeiro.

Mas quando se trata de comprovar se o cidadão é alfabetizado perante a justiça, o próprio juiz aplica o teste e diz se a pessoa tem ou não proficiência em leitura e escrita. Por que não se convoca um profissional capacitado, com formação específica para este fim? Será que a justiça e os magistrados se esquecem que há professores das séries iniciais e aqueles formados em Língua Portuguesa para essa finalidade?


Não é de se espantar que em cursos de Direito, as aulas de Português são ministradas por professores de Direito e não da área de Letras. Daí se vê o porquê do arcaísmo com que profissionais da área tratam a língua. Não como forma de distanciamento, polidez e formalidade, mas como forma de perpetuação das distâncias entre a justiça conduzida ao rico e a justiça inacessível ao pobre. Incluí-se no arcabouço de mazelas da profissão de professor a falta de respeito da Justiça Brasileira.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rolling Stones homenageiam o Guma

Confiram no vídeo abaixo homenagem dos Rolling Stones (aquela bandinha que começou a poucos dias) fez para o Prof. Guma.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Semifinais da CFF estão decididas


Conhecemos ontem os semifinalistas da categoria masculina da Copa Futurística de Futsal. Primeira semifinal entre Sala 1 X Colaboradores e Sala 4 X Professores. Ambos os jogos ocorrerão daqui duas semanas. Então é hora das equipes descansarem, recuperar os atletas machucados, esfolados, contudidos.

Balé no cimentão.

Sala 3, por 2 gols de saldo não foram para as semifinais


Sala 4, semifinalista
No Feminino, na próxima semana será a última rodada. Na liderança, a sala 1 fez seus 4 jogos e ficará apenas na torcida. Por enquanto são as primeiras colacadas com 9 pontos [veja no link abaixo da postagem a tabela atualizada].

Contra-ataque em jogo entre Sala 4 X Sala 1

Sala 2 ganhou, mas sem jogar. A sala 3 não tinha número suficiente de atletas para a partida e perdeu por W.O. Agora sala 2 está na terceira colocação com 6 pontos, perde no saldo de gols para as colaboradoras.
Sala 2 suou a camisa só num rachinha descontraído...
Destaque do final de semana foi a convocação do grande Cléber Bam Bam para o time dos Professores. Não fez feio, marcou dois gols da vitória salvadora dos professores. Ficamos devendo as fotos desta partida, por que este que vos escreve estava jogando. Se alguém na torcida fotografou o último jogo, clássico entre Professores e Colaboradores, envie pra mim.

Para ver os resultados completos e artilharia, Clique aqui.