sábado, 21 de janeiro de 2012

Dica cinematográfica futurística

Cartaz: Divulgação
Que tal aproveitar as férias e ir ao cinema? O Professor e Coordenador futurísticos Kássius Kennedy tem uma dica. Vejam abaixo.


Por Kássius Kennedy

AS AVENTURAS DE TINTIM
Hoje (ontem, 20/01/2012) é (foi) a Estreia nacional da animação As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne nos cinemas. Apesar da vontade de ver o filme ao saber de sua produção desde o ano passado, os filmes de animação não me seduzem muito e raramente vou as telonas conferir algum lançamento, quando muito, assisto no conforto da minha casa. Mas com Tintim é diferente, tenho um apreço pelo desenho e aproveitei a semana de pré-estreia para matar a saudade do carismático repórter e seu cãozinho Milu e, muito embora tenha encontrado salas de cinema extremamente cheias e barulhentas em virtude das férias, gostei bastante do filme.

O filme de animação dirigido por Steven Spielberg é uma adaptação dos quadrinhos do escritor belga Georges Rémi - o Hergé - muito conhecido sobretudo da Europa onde conta com muitos fãs, contudo não alcança o mesmo sucesso no Brasil ou mesmo nos Estados Unidos. A tecnologia utilizada é uma mistura de live-action e animação, usada por exemplo no filme Avatar - A tecnologia de animação por captura de movimentos e expressões. A história do filme é baseada nas publicações O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackham o Terrível publicados em 1943 e 1944 respectivamente e traz uma bela trilha sonora e efeitos 3D para completar a produção que conta ainda com Peter Jackson.

Existe um hábito que se repete entre as pessoas de julgar os valores de sua época como sendo melhores que as atuais, sobretudo na música e nos desenhos. Não é minha intenção dizer que minha geração é melhor que a de hoje, até porque não faz tanto tempo assim que eu assistia desenhos e, apesar de não conhecer muito sobre eles, vale um comentário: sinto falta de alguns elementos que me prendam na TV. Hoje a maioria dos desenhos que tenho conhecimentos seguem a onda do politicamente correto, são demasiados coloridos e são feios. Há uma motivo pra ser assim, apenas o desconheço mas penso que esses desenhos acompanham aqueles que os assistem.

Após ver o primeiro filme da trilogia das Aventuras de Tintim pude me lembrar quando passava os finais de tarde por volta dos meus 10 ou 11 anos de idade assistindo a TV Cultura. Nenhum dos personagens foi descaracterizado: vi o mesmo Tintim aventureiro, o Haddock ingênuo, o Milu mais inteligente que os dois e o atrapalhados detetives Dupond e Dupont. Senti falta apenas da música de abertura do desenho, pensei que a encontraria em algum momento do filme. Para os que nunca viram o desenho, esperem um roteiro bem elaborado e talvez se recordem das cenas de ação e aventura dos filmes de Indiana Jones e James Bond.


NOTA: Texto publicado originalmente na Coluna do Núcleo de Estudos em História da Arte e Cultura (NEHAC) da Universidade Federal de Uberlândia, no Jornal Correio de Uberlândia, sexta-feira, 20 de janeiro de 2012. http://www.correiodeuberlandia.com.br/nehac/2012/01/20/as-aventuras-de-tintim/

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Inscrições online já estão abertas



As inscrições para o melhor Pré-ENEM de Uberlândia e região já estão no ar. 

Para efetivá-la, vá o site www.futuroprevestibular.org 

Antes é necessário realizar o depósito do valor de sua inscrição, conforme as orientações que você consegue AQUI.

Caso opte por realizar sua inscrição presencialmente, aguarde até o dia 23/01, no Pratic Shopping, conforme já dissemos em outro post.