Embarcando na onda de retrospectivas da década, antes da Retrospectiva Futurística de 2010, ei-lo fazer a retrospectiva dos anos 2000 [2001-2010], tendo em vista aspectos pessoais e futurísticos.
2001 - A entrada deste ser que vos fala no FUTURO como aluno, mais perdido que cego em tiroteio. Ano lembrado por um semestre de 9 meses! Uma gestação. E a "consolidação" do FUTURO na Universidade da Criança.
2002 - Com 19 anos, entrei na faculdade. Comecei Letras, enquanto o FUTURO continuava a crescer e a construir sua história. Para o FUTURO foi um ano da virada. Ou ia ou descia. Ou seja, os fundadores estavam passando o bastão da coordenação do FUTURO para ex-alunos que já estavam ajudando no cursinho do jeito que dava. Daí surgiu o administrador, figura tão importante hoje em dia.
2003 - Eba! Comecei a dar aula no FUTURO. Foi uma b... eu sei. Mas foi o início de uma linda história. Neste ano, fato interessante marcou o FUTURO. Em um semestre tivemos 10 salas. Imagina quanta gente tinha. Foi um desafio e tanto. Porém exigia uma estrutura e disposição humana muito maior do que se imaginava. Valeu pelo sonho ou pela semente plantada.
2004 - 5 anos do FUTURO. E parecia que ia logo logo chegar ao fim. Apesar da sempre excelente taxa de aprovação, o FUTURO sofria para continuar em pé. Mas um fato que passou despercebido deve ser contado: foram os alunos que organizaram a festa dos 5 anos. Bem, isto quer dizer muita coisa. Começa a surgir nova leva de coordenadores, com fôlego novo e muita disposição. Nenhum coordenador do FUTURO até hoje deixou a peteca cair.
2005 - Consolidou-se a tradição futurística de revelar talentos e de aprovação sempre certa. Novos pulmões foram dando ares ao FUTURO, mesmo com "ameaças" do fim, o fim parece que ronda mas não pega.
2006 - Primeira saída minha do FUTURO. Até então dei aulas de Literatura. Novos professores, novos coordenadores. Sempre interessante. Tradicionalmente a maior parte de ex-alunos e alguns neoprofessores que se apaixonaram pelo cursinho.
2007 - Back to Future ou Rétourné au Futur! De volta ao FUTURO na missão de implementarmos aulas de francês. O Futuro neste ano contava talvez com a coordenação mais nova de todas. Arrisco a dizer com o coordenador que mais tempo ficou na coordenação: Leandrão.
2008 - Nova saída. Entrada da Priscilla nas aulas de Literatura a convite do grande Leozim. Período em que o FUTURO sofria com a perda de alunos com a expansão de faculdades particulares e as facilidades para conseguir bolsas, como PROUNI. Verifica-se que este ano é crucial para que menos gente sintisse vontade de entrar na UFU. FUTURO começa a contar não mais com 5 salas, mas apenas com 2.
2009 - Novo retorno. Agora o FUTURO tem coordenação nova. Transição entre Estevão e Thaís para os atuais coordenadores. Comemorou-se também os 10 anos do FUTURO. Marco importantíssimo se considerarmos cursinhos alternativos. Nenhum chegou tão longe. Eu, nas aulas de Português e Redação. Experiência boa, mas desgastante. Desafio novo no FUTURO: ENEM.
2010 - Abre-se no início do ano a possibilidade de abertura de mais salas. A divulgação e, consequentemente, procura de pré-vestibulandos aumenta. No segundo semestre, alegria para veteranos como eu, o FUTURO passa de novo a contar com 200 alunos, agora em 4 salas.
Não percam... sexta-feira a retrospectiva 2010, com imagens inéditas.