quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Um sonho de Copa

Já que não paramos mais de falar de Futebol e Copa do Mundo, abaixo reproduzo um texto que escrevi sobre o assunto.


O brasileiro quadrianualmente mergulha de cabeça no mundo do futebol. Mesmo aqueles que dizem detestar o esporte grudam os olhos às milhares de Tv’s sintonizadas nos jogos da seleção canarinho. E torcem, torcem junto à massa apaixonada pelo esporte nacional. Em 2010 novamente houve uma amostra disso.

1º Gol sofrido pelo Brasil [Oncioso.com]
Seria natural, com a eliminação dos brasileiros nas quartas-de-finais da Copa da África, que o assunto caísse no esquecimento até a próxima temporada. Ledo engano.
Por causa de 2014 com a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil futebol é sempre assunto. Seja por obras com vistas à superfaturação, mesmo antes de ter início a construção / reforma de alguns estádios, estradas, metrôs, rodovias, ampliação de aeroportos etc., seja por sonho coletivo de ver o Brasil ganhar a Copa do Mundo em sua própria casa, no Maracanã, palco do maior pesadelo do futebol nacional: Maracanazzo.
Ao chegar ao final deste ano de 2010, até a maior menor cidade do mundo, Uberlândia, entrou nesta de Copa. Com sua infraestrutura razoavelmente boa para o esporte, mas com uma rede de serviços fraca, esta cidade do interior de Minas vive a expectativa de ser subsede da Copa. Receber uma seleção para treinamento de 2014 é tudo que políticos e empresários sonham. Até Três Corações em Minas, cidade que Pelé nasceu, e praticamente só nasceu, também está sonhando com a Copa. Claro que turistas do mundo inteiro terão a curiosidade de conhecer “a casa onde o rei do futebol nasceu”.
Projeto de Estádio do Corinthians [Blog do Navarro]
Porém, o sonho mais interessante é o do Corinthians. É mais interessante porque até para sonhar, é preciso ter um bom travesseiro de pena de ganso. Depois de cem anos de história, o clube terá finalmente (!) um estádio próprio. O melhor de tudo, como o presidente do clube é amigo do rei, não do futebol mas do Brasil, não o Lula mas o Ricardo I, o seu estádio será palco da abertura da Copa.
Bem, este sonho na verdade é mais um pesadelo para os brasileiros, que verão, como é de costume no Brasil, a gastança do dinheiro público em obras que pouco ou nada beneficiam à população. Quem tem bons sonhos de copa, pelo menos por ora, são os reis e rainhas que dão as cartas no futebol brasileiro e mundial. Vide FIFA.

Nenhum comentário: