terça-feira, 24 de maio de 2011

Inscrições e mais inscrições

Relembramos aos interessados sobre as inscrições para o Vestibular da IFET, conforme cartaz abaixo:






Além disso, quem se interessar em fazer o vestibular no final de ano e / ou pleitear alguma vaga no ano de 2012 deve ficar atento às inscrições do ENEM 2011. Veja nos links abaixo, o comunicado da UFU sobre as alterações que irão ocorrer já este ano quanto ao ingresso em suas unidades acadêmicas.


http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/anexos/procsel/20121/Comunicado_PSUFU_20121_v2.pdf


http://www.ingresso.ufu.br/procsel/2012-1


Para realizar inscrição no ENEM 2011, clique AQUI. As inscrições começaram ontem e vão até o dia 10/06.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

A praia de Kennedy


Nesse final de semana, o professor, coordenador, estoricista, botafoguense etc. Kássius Kennedy escreveu uma bela resenha sobre a banda Ultraje a Rigor que saiu no Jornal Correio de Uberlândia, na edição de sábado (20/05). Confira abaixo:


Biografia da Banda Paulista Ultraje a Rigor (Andréa Ascenção)



Nós vamos invadir sua praia
Kássius Kennedy Clemente Batista

   No final do mês de abril foi lançada a biografia de uma das maiores bandas do Brasil e uma das responsáveis pela consolidação do rock nacional, sendo a primeira banda a conseguir o disco de ouro e de platina para o gênero. O Ultraje a Rigor surgiu no início da década de 1980 e ainda hoje, com mais trinta anos de existência, agrada os fãs do estilo cômico e inteligente de cantar as composições em sua maioria do vocalista e líder da banda Roger Moreira.
     A jornalista e escritora Andréa Ascenção conta de forma bastante agradável e mantém na escrita o humor natural da banda, a história do Ultraje com diversas imagens e depoimentos de nomes que acompanharam a banda como Kid Vinil, Lobão e Cacá Prates, além dos próprios integrantes (novos e antigos) que, por sua vez, contam o relacionamento dos vários membros que passaram pela banda. A autora ainda traz um panorama do cenário musical brasileiro com as diversas bandas que surgiram no final da década de 1970 e início de 1980 e a influência que receberam principalmente dos ingleses e norte-americanos, sobretudo do punk rock e do new wave.
Pequenas biografias são contadas para mostrar as várias formações que a banda já teve com seus 17 integrantes e, a partir dela, temos contato com as histórias, piadas, conflitos e várias curiosidades do grupo, como o nome da banda, das músicas e dos álbuns, o medo de avião e o alto QI de Roger, entre tantas outras reveladas para a escritora.
     É importante compreender a importância da banda para além de sua qualidade musical. Ultraje a Rigor surge num período em que a censura ainda influenciava as letras de músicas e os artistas buscavam alternativas para suas composições e, para além disso, entender como o Rock n' Roll contribuiu para o novo cenário político brasileiro. De forma despretensiosa e reunindo elementos do período, a música Inútil virou hit instantâneo e hino da redemocratização, além de garantir o primeiro sucesso da banda que também ganhou com o momento político daquela época.
     Não sou produtor, tampouco me vinculo à indústria musical; não sou obrigado a gostar do que os outros gostam ou de ouvir e catalogar toda uma sorte de músicas que integram o mercado na atualidade. Nestas condições, digo que, se o Ultraje a Rigor não esteve deslocado da indústria fonográfica e das tendências da época no momento de sua ascensão, ao menos suas músicas não se converteram em letras de infidelidade comuns em gênero muito apreciado em nossa região ou ao estilo de músicas que compõem trilhas sonoras de filmes de vampiro do século XXI.
     “Nós Vamos Invadir Sua Praia” de Andréa Ascensão é leitura interessante e agradável para os apreciadores do rock brasileiro e é claro, para aqueles que desejam conhecer mais sobre a Banda Ultraje a Rigor e os caminhos seguidos pelos integrantes. Lá você encontrará a Giselda, a Jandira e a Zoraide e entenderá de que forma as experiências das bandas se tornariam canções atemporais para que a geração posterior ainda pudesse apreciar uma boa música.

Clique AQUI para conferir a resenha no sítio do Jornal Correio.