sexta-feira, 29 de abril de 2011

Assume Estevão !

Escrito por Kássius Kennedy


Meados de 2008 e o FUTURO estava com 9 anos completos de existência. Contudo chegar ao 10º aniversário era uma incógnita. Havia planejamento de coordenações anteriores para um evento, para consolidação mas a realidade do Brasil e de Uberlândia se mostrava bastante adversa no campo da educação e a instituição FUTURO sentia isso. 

O grande número de faculdades particulares na cidade, os cursos à distância, o Enem/Prouni a dificuldade de alcançar aqueles que precisavam de um cursinho alternativo fizeram a coordenação daquela época da qual eu fazia parte, tomar algumas medidas que se mostravam urgentes há algum tempo. 

As principais consequências da conjugação desses fatores eram a falta de colaboradores, salas vazias, evasão muito grande de alunos, professores que não vestiam a camisa do projeto e a baixa aprovação. Além da mudança de postura e pensamento da coordenação, algumas coisas práticas deveriam ser feitas de imediato e decisões muito difíceis foram tomadas, entre elas estava a redução de cinco para duas salas por semestre, redução no quadro de professores, redução no número de integrantes da coordenação, alteração do show de véspera para aula de véspera entre tantas outras coisas que visavam dar maior qualidade, traçar um objetivo maior (a aprovação) e tornar o grupo coeso, que caminhasse junto. 

Contudo, uma dessas mudanças não era exatamente, penosa se assim posso dizer: foi estabelecido que teríamos reuniões mensais para discutir a rotina do cursinho entre outras coisas e é nesse momento que começa uma das grandes e belas histórias do FUTURO.

A primeira Reunião Geral como a chamamos hoje foi na casa do Vagmar (grande professor de História e grande jogador de carimbada), teve um almoço maravilhoso, vídeo-game, refrigerante, imagens de quando o Vagmar era um combatente do exército, pessoas bonitas e agradáveis. Falamos com bastante motivação dos projetos do Futuro, reencontramos antigos colaboradores ao mesmo tempo em que conhecemos novos parceiros.


Na casa do sugão vermelho (esquerda), tudo aconteceu...

Tudo correu muito bem na parte da manhã, após o almoço alguns foram embora e na parte da tarde acabou ficando o pessoal mais próximo do dono da residência. Como todos correram do trabalho (o que parece ter sido providencia e precursora de um romance), a louça suja do almoço uniu duas almas: Cristiane e Gustavo Estevão.

Fui testemunha ocular do que registro agora. Numa postura vacilante do Estevão ao ser surpreendido na cozinha do Vagmar, ele não sabia se era melhor se afastar ou pegar um copo qualquer. Sorrisos e faces coradas (imagine só a dificuldade disso). Se o Gustavo não admitia, a Cris apenas sorria.

Daquela louça suja em diante, duas pessoas passaram a se relacionar de forma bastante bonita durante algum tempo. Ela levava seus deliciosos chocolates para os colaboradores do Futuro sendo que, quando estavam bem (o casal) o chocolate era pra ele, quando passavam por dificuldade o agrado era pra outro. Numa dessas, o professor Lúcio ganhou um ovo de páscoa maciço de 3,5kg com a embalagem vermelha e cheia de corações. Meu amigo diamante negro ficou abalado. Tal fato colaborou para que ele não assumisse o relacionamento.

Estevão e Marcelo, no encontro dos Ores... no Vagmar o sorriso do nosso herói era quase esse

Me lembro bem de uma sexta-feira em que chegava para coordenar e assim que abri o portão da escola involuntariamente surpreendi os dois. Fomos três sem-graça depois. Cada um procurando alguma coisa pra dizer e pra fazer. Estava nítido que o amor estava no ar e percebendo isso, os amigos, os alunos, os colegas, todos começaram um belo movimento de proporções que há muito eu não via: a campanha "Assume Estevão" que só não foi maior que a campanha "R$1,90 ninguém aguenta" em 2005 e "Fora Collor" em 1992. 

Dessa campanha, várias músicas e paródias surgiram se tornando verdadeiros hits no Futuro, entre elas a música "I Want to be Cris" criada pelo professor e compositor Leandrinho Mercury e "Crisnara" enorme sucesso das aulas de véspera que tem até videoclipe. Na porta da UFU as pessoas sensibilizadas pela campanha que começou de forma espontânea semanas antes gritavam "Passou! Passou! Passou um avião! E nele estava escrito Assume Estevão!".




Apesar da reivindicação popular e de promessas de que iria assumir o relacionamento, nosso querido professor de física nunca revelou realmente ao mundo o seu affair com a simpática vendedora de chocolates. 

Daquele semestre inesquecível ficaram os frutos: os professores Glauco e Lílian Gomes, a coordenadora Vanessa, os administradores Adriana Borborema, Daniel Mitidiero, Fernando Henrique, Jordânia Matias, Gabriel Alvarenga, Pedro Clemente além de todos os outros mais recentes que também são frutos daquele semestre e a lembrança de um romance admitido apenas nos sorrisos do casal.

Hoje cada um segue (separados) seu caminho. Gustavo está de casamento marcado com a também colaboradora Suellen e com um futuro brilhante. Cris já não frequenta o Futuro, talvez por não suportar a dor de conviver com aquele com quem um dia já dividiu o limpol de maçã na casa do Vagmar.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

6ª chamada FUTURO

Já saiu a sexta chamada do FUTURO. Confira no site do FUTURO, clicando no link abaixo:



Aventureiro Animal finaliza sua 1ª temporada

Nosso grande aventureiro animal, GUMA, fez uma série em 5 episódios, gravada no alto da serra de Caldas Novas-GO, do seu programa, mostrando TUDO sobre o reino animal. Confira lá no blog clicando em cima da imagem.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Futurocast 5 - Lendas Futurísticas Now


Direto das profundezas das estórias que teimam em não cair no esquecimento Túlio, Gustavo Estevão, Bruno e Fernando contam as Lendas do Futuro no 5º episódio do FuturoCast.

Aqui, como diria o Fernandão, NADA ou quase nada é censurado!


Neste podcast:
+ Saiba como não fazer um quadro
+ Vá armado para a Guerra dos Sexos
+ Pule nos montinhos do Leandrinho
+ Conheça a história do TRANSFORMERS
+ Pergunte ao Kássius Kennedy sobre o HABIB’S
+ Saia nas ruas gritando ASSUME ESTEVÃO
+ Tome cuidado com o Feijão caloteiro!
+ Não entre na lista negra do Pedro

Acesse



Baixe aqui:
Download (96 kbps)[00:66:29]

Ou ouça aqui mesmo, clicando abaixo.


5ª chamada PS FUTURO

Vejam abaixo a lista dos candidatos possíveis neofuturísticos deste semestre de 2011. 

Favor levar: 
RG, CPF e Duas Fotos 3X4


1.  
Aline Soares da Costa
2.  
Ana Beatriz Pereira Rodrigues
3.  
Andrey Gonçalves Morais
4.  
Bruna Nayara Ferreira Costa
5.  
Bruna Priscila Costa Andrade
6.  
Cândida Fontinele Veras
7.  
DAIANA SILVA MARQUES
8.  
Daiane Cristina da Silva
9.  
DANIELA ALVES MARQUES
10.          
DANIELE SILVA BERNARDES
11.          
Diego Aparecido Pereira dos Santos
12.          
FELIPE MARQUES SILVA
13.          
FERNANDA MARIA SILVA
14.          
Hellen Cristina Silva
15.          
HENRIQUE DOS SANTOS ALVES
16.          
Henrique Luiz Rodrigues
17.          
Hugo Arantes de Morais
18.          
Ilara Leila de Oliveira
19.          
Jane Santos da Rocha Silva
20.          
JESSICA CRISTINA DA SILVA
21.          
Jéssica de Souza Silveira
22.          
Jéssica Fernanda de Oliveira
23.          
Jéssica Miranda Siqueira
24.          
JOANA DARC REZENDE DE FRANÇA
25.          
Karina de Souza
26.          
KLEITON SOUZA DA SILVA
27.          
Laís Ribeiro dos Santos Gomes
28.          
Leandro da Silva Costa
29.          
Lindomar Castilho Rocha Santana
30.          
LORENA FLAVIA FERNANDES CUNHA
31.          
Marcela Caroline Rocha
32.          
Mariana Soares Cruvinel
33.          
MAXDELBERT MOUZINHO OLIVEIRA
34.          
Naiara Aparecida da Cruz
35.          
NAJLA SOUZA SILVA
36.          
NATALIA NAVES OLIVEIRA
37.          
NILZA VAZ DE AZEVEDO
38.          
PAOLLA LORRANE DA SILVA
39.          
PRISCILA FREITAS DE ALMEIDA
40.          
Prisila Cândida Silva
41.          
RAQUEL FREITAS DE ALMEIDA
42.          
Rayane Santos de Oliveira
43.          
RHAYSSA MOTA MATOS
44.          
RODRIGO FERNANDES DE CARVALHO
45.          
Silvana Cristina Senuk
46.          
Tatiane Rodrigues Mascarenhas
47.          
Vânia Aparecida Rodrigues
48.          
Viviane Teles de Souza
49.          
Wagna Luz da Silva
50.           
Wellington Araújo Alves Lemes